Bibliotecas e ...

Num convite à leitura e ao mundo fascinante dos livros, as bibliotecas foram decoradas com motivos alusivos ao mar pelas equipas da biblioteca. Os professores de EV e ET quiseram associar-se aos múltiplos trabalhos da BE da EB, expondo os trabalhos dos alunos do 3º Ciclo aos já existentes na BE tornando-a num local único de visitação devido à panóplia de cores e criação que tornam a biblioteca numa montra de toda a dinâmica que parte das salas de aula. É para isso que serve também a Semana da Leitura, pois esta também se faz do deslumbramento causado pela divulgação de pequenas peças de arte que não são, por vezes, mais do que um pretexto para se mostrarem livros que se retiram das estantes e se colocam mesmo ao lado dos trabalhos revelando aos utilizadores que é possível aprender sobre vários temas porque a biblioteca contém recursos sobre os variados temas do saber humano.

Contagiados pela beleza do mar e dos livros, os alunos, os pais, os professores e assistentes operacionais decoraram salas, corredores e átrios em todas as escolas do Agrupamento.
Nos Centros Escolares, as salas de aula, os corredores encheram-se de decorações alusivas ao mar e, num fundo marítimo, todas as crianças foram construindo e afixando textos, poemas, desenhos, origamis… que, no seu conjunto, alertaram para a beleza do elemento marítimo e para a importância da sua preservação.
A pesquisa de textos, sob vários formatos, de que a biblioteca foi colaboradora constante, colocando em exposição e natural consulta, todos os livros e restante material contendo temas do mar, levou ao conhecimento da riqueza literária e científica que envolvem o tema e para a tomada de consciência por parte dos alunos, da importância que o mesmo teve na história da humanidade.

Através da realização das feiras do livro nas bibliotecas do Agrupamento, proporcionamos à comunidade educativa o contacto com livros de géneros e temas variados da literatura nacional e universal, promovendo o hábito e o prazer da leitura.

0 comentários:

Enviar um comentário

 

Blogger news

Blogroll